Find the last offers by SkyBet at www.bettingy.com BettingY.com Bonuses

UmbandaA Umbanda

A umbanda foi fundada no dia 15 de novembro de 1908 em uma Federação Espírita na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, Zélio Fernandino de Moraes, orientado por um amigo de seu pai, foi levado à Federação Espírita devido a uma aparente cura que havia recebido, pois de forma inexplicável pela medicina, curou-se de uma estranha paralisia no qual fora acometido.

A Umbanda então foi anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através do médium Zélio de Moraes.
A Umbanda é uma religião afro-brasileira, que sincretiza o catolicismo, espiritismo e as religiosidades africana, indiana e indígena, e é por muitas vezes confundida com o Candomblé e a Quimbanda, porém possui princípios, ensinamentos e rituais que a diferencia das demais.

Sua estrutura baseia-se em três princípios, comuns a todas as formas de umbanda, que são: fraternidade, caridade e respeito ao próximo.

O sincretismo religioso existente na umbanda há muito tempo, devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil. Durante o Brasil Colônia, os índios brasileiros e os negros eram mantidos como escravos. Eram proibidos de expressar, cultuar ou fazer ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos (e medos) dos seus senhores, e tinham que fingir e “aceitar” a imposição da religião Católica. Muitos deles, ao demonstrarem essa não- aceitação ao catolicismo, acabavam sendo severamente castigados.

No dicionário de Umbanda, sincretismo se define simplesmente assim:

SINCRETISMO: - Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos Católicos.

E dessa forma mais simples podemos notar que ao cultuar as imagens de santos católicos, os Umbandistas cultuam na verdade seus Orixás.

  • OXALÁ: Jesus Cristo.
  • OGUM: São Jorge.
  • XANGÔ: São João Batista, São Jerônimo ou São Judas Tadeu (na vibração do Oriente)
  • OXÓSSI: São Sebastião.
  • OMULÚ Ou OBALUAIÊ: São Lázaro.
  • OXUM: Nossa Senhora da Conceição.
  • IEMANJÁ: Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora dos Navegantes.
  • IANSÃ: Santa Bárbara.
  • NANÃ BURUQUÊ: Senhora Sant'ana.
  • São Cosme e São Damião vem regendo os Ibejis.

O sincretismo se faz entre Divindades, assim, não há sincretismo entre as Entidades, tais como Caboclos, Pretos Velhos ou Crianças, ainda que seja comum vermos Pais Franciscos, Antõnios, Ciprianos e tantos outros, mas que nada têm de sincrético com os santos de mesmo nome.

E assim é dado o sincretismo entre a religião Umbandista e a religião Católica.

rodape